quinta-feira, 13 de agosto de 2020

COMEÇANDO PELA VÍRGULA

Acho nosso português tão lindo.
E tenho visto pessoas o massacrar.
Então, vou escrever alguns versos.
Pra brincar, não pra ensinar.

Começando pela pontuação.
Pela vírgula, pra ser mais exato.
Sem ela, eu salvo uma pessoa.
Com ela, eu mato.

Em alguns posts na internet.
Ela tem sido tão pouco ou nada usada.
Com ela, se entende a mensagem.
Sem ela, às vezes, não se entende nada.

Tem tanta palavra escrita errada.
Mas alguns erros, são até comuns de se ver.
Trocar "c" por "ss", ou vice-versa.
Esses até eu posso inverter.

Só que na dúvida, eu consulto o Google.
Não gosto de escrever errado.
Além de não me chamarem de burro.
Eu amplio o meu aprendizado.

Podem tem certeza que chamam.
Não chamam diretamente, mas por trás.
Por exemplo, quando desconhece a regra.
De usar o mais de quantidade, em vez do mas.

Uma coisa, a gente deve entender.
"A gente", se escreve separado.
Se escrito junto, se refere ao secreto.
Então, não se escreve "agente", está errado.

Uma regra básica se aprende no primário.
Talvez o tempo tenha feito alguém esquecer.
Antes de "p" e "b" se usa "m", não "n".
Então, se atente quando for escrever.

Por que as pessoas escrevem errado?
Porque talvez, não lhes tenham ensinado.
Na resposta, "porque" se escreve junto.
Na pergunta, ele é separado.

Em alguns versos eu brinquei.
Com erros básicos do nosso português.
Se você entendeu a minha brincadeira.
Escreva certo na próxima vez.

Aqui vai uma dica boa que aprendi.
Para oposto de "bom", se escreve "mau".
Mas se no contrário for o bem.
O mal usa o "l" no final.

Não istou querendo insinar ninguém.
Pois sou um aluno em eterno aprendizado.
Espero que tenha percebido na primeira linha.
Que duas palavras, eu escrevi errado.

Se percebeu, muito bem.
Trocar "e" pelo "i" é um erro comum na fala.
Mas na escrita, é um erro grotesco.
Que joga um belo texto, na vala.

Me despeço por aqui.
Com minhas rimas sobre o português.
Algumas dicas que eu aprendi.
Estou compartilhando com vocês.

Ah... Compartilhar.
Se compartilha de tudo hoje em dia.
Memes, chacotas, piadas e tragédias.
Só não se compartilha, sabedoria.

Nenhum comentário: