sexta-feira, 11 de novembro de 2016

QUAL O VALOR QUE TEMOS?

Algumas pessoas têm valor.
Outras apenas têm preço.
Qual a diferença entre elas?
Posso falar de valor, que é o que eu conheço.

Quanto a preço eu não sei nada.
Nem tenho ideia por quanto as pessoas se vendem.
Mas sei que quem tem preço até se vende por trocados.
Enquanto as de valor por nada se rendem.

Não se rendem ao luxo e nem a mordomias.
Mesmo que elas estejam sob necessidade.
O caráter é o seu bem mais valioso.
E seu maior alicerce é sua integridade.

Quem tem valor não sabe comprar.
Quem tem preço conhece uma boa oferta.
Tem faro pra pessoas iguais a ela.
E se aproveita de uma porta aberta.

Quem tem preço não sabe julgar.
Nem diferenciar uma pessoa má de uma boa.
O que ela sabe é apenas barganhar.
Qual é o preço de uma pessoa.

Eu prefiro lidar com valores.
Não financeiro, mas de moral.
Nas pessoas eu não avalio preço.
E pra mim é o caráter o essencial.

Eu me ofereço pra pessoas com meu valor.
Não me oferto com um preço.
Contudo, o que às vezes me magoa um pouco.
É me darem menos valor do que eu mereço.

Isso faz parte da nossa vida.
Quando a gente lida com expectativas.
Por mais coisas boas que a gente faça.
Seremos lembrados pelas negativas.

Assim como quem tem coragem de fazer o bem.
Tem que saber lidar com a ingratidão.
A gente vai de anjo a demônio.
Quando magoamos um coração.

Toda a rosa que demos.
Pelo espinho será lembrada.
Toda atenção que dispensamos.
Não terá valido nada.

Que valor tem os ex-parceiros de relacionamento?
Se eles deixaram de ser o último e vieram outros depois.
Eles têm o valor dos grandes momentos vividos.
Durante o tempo em que um virou dois.

Que valor tem um amigo pra algumas pessoas?
Se ele só pode oferecer um ombro pra chorar.
Não pode oferecer nenhuma ajuda financeira.
Mas sempre está ao lado pra te levantar.

Que valor tem os pais para os filhos?
Quando eles chegam na adolescência e se acham sabidos.
Eles passam a ser senhores de si.
E alguns pais passam a ser esquecidos.

O valor é algo que creditamos em cada pessoa.
Pra cada momento da vida que com ela passamos.
O preço é algo estipulado que quem quer comprar, paga.
Preço é pra gente ordinária e valor é pra quem amamos.

Que saibamos entender o que é preço e o que é valor.
Até mesmo para as nossas coisas materiais.
Às vezes um celular perdido que se pagou um preço alto.
Contém recordações que valem muito mais.

Preço ou valor?
Fixado num deles é que a gente se mantém.
Eu sou conhecedor do valor que eu tenho.
E você? Qual dos dois você tem?

Nenhum comentário: